CEPE - Coordenação do Ensino da Língua Portuguesa no Canadá

Lisez L'Europe - Círculo de Leitura Europeu – Montreal

Realiza-se no próximo dia 14 de março de 2012, quarta-feira, das 18h30 às 20h00, na sala C- 2059 do Carrefour des arts et des sciences da Universidade de Montreal, sito no 3150 rue Jean-Brillant, uma sessão do Círculo de Leitura Europeu, integrado este nas atividades do Lisez L’Europe, dedicada à análise e discussão da obra de Lídia Jorge Le Rivage des murmures, A Costa dos Murmúrios.

Para participar nesta sessão, basta fazer a inscrição através de um dos seguintes contactos:

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Atualizado em domingo, 11 março 2012 21:24

Visitas: 685

Recomendações da task force aprovadas

O grupo de trabalho constituído no seio do Toronto District School Board (TDSB) destinado a estudar e a propor soluções para debelar o problema do insucesso escolar dos alunos de língua portuguesa em Toronto, e no qual se integrou desde seu início a Coordenação do Ensino Português no Canadá, concluiu recentemente os seus trabalhos tendo elaborado já as suas recomendações, aprovadas no dia 6 de março.

 Estas apontam para o reforço dos meios escolares que irão ser postos à disposição dos alunos de língua portuguesa (designadamente mediante a criação de dois novos lugares vocacionados para o contacto específico com pais e alunos), a instituição de uma conferência anual sobre língua portuguesa e a melhoria do relacionamento institucional com serviços congéneres de ensino da área católica (Toronto Catholic District School Board) e outros organismos de ensino pós-secundário.

Atualizado em domingo, 11 março 2012 21:23

Visitas: 1020

Bolsas Camões, I.P.

Informamos que o processo de candidatura aos programas de bolsas Camões, I. P., para o ano letivo 2012/2013, irá decorrer entre os dias 12 de março e 30 de abril, nos termos definidos respetivo regulamento, o qual poderá ser consultado, em http://www.instituto-camoes.pt/lingua-e-ensino/bolsas-de-estudo/cidadaos-estrangeiros.

   Os programas identificam destinam-se a apoiar e promover o aperfeiçoamento da competência linguística em português, a formação e/ou aperfeiçoamento na área de tradução e interpretação de conferências, a investigação na área da língua e da cultura portuguesas e a formação científica e/ou profissional na área do ensino do português, língua não materna.

Atualizado em domingo, 11 março 2012 21:22

Visitas: 715

Making Waves

livro1

Making Waves: The Continuing Portuguese Adventure

A Coordenação do Ensino Português no Canadá tem o prazer de anunciar que no dia 22 de março, às 17:30, terá lugar no Centro de Língua Portuguesa Camões, em Toronto, a apresentação do livro Making Waves: The Continuing Portuguese Adventure, de Mary Soderstrom.

Atualizado em terça, 06 março 2012 14:35

Visitas: 896

Ler mais... Making Waves

Prémio Literário

A Coordenação do Ensino Português no Canadá em conjunto com o Leitor e a Docente das Universidades de Toronto e York, e em colaboração com os Departamentos de Português das respetivas universidades e com o Consulado-Geral de Portugal em Toronto, promovem um Prémio Literário com o objetivo de incentivar a criação em língua portuguesa por parte de estudantes universitários a frequentar o 2º e 3º anos.
O Prémio Literário a atribuir ao vencedor do concurso, por ocasião das comemorações do Dia daLíngua Portuguesa,a 3 de maio de 2012, no Centro de Língua Portuguesa Camõesem Toronto, corresponderá a uma bolsa para frequência de um Curso de verão na Escola de Línguas CIAL – Centro de Línguas, em Lisboa, no valor de €952,00. O curso tem a duração de 60 horas, distribuídas ao longo de 4 semanas, e poderá ser realizado em junho, julho ou agosto. Haverá um 2º e 3º prémios, no valor pecuniário de $400 e $200 CAD, respetivamente, a atribuir pela organização do concurso.

Atualizado em terça, 06 março 2012 14:36

Visitas: 856

Memorando de Entendimento

 A Coordenação do Ensino Português no Canadá tem o prazer de informar que, no próximo dia 9 de março, será assinado um Memorando de Entendimento entre o Toronto Catholic District Board e o Camões I.P., dando-se início a uma colaboração no que diz respeito ao ensino da língua portuguesa nesta Direção Escolar que reúne a grande maioria de alunos lusodescendentes, em Toronto.

Atualizado em terça, 28 fevereiro 2012 20:01

Visitas: 870