CEPE - Coordenação do Ensino da Língua Portuguesa no Canadá

TCDSB abre curso de português para o ensino secundário ao sábado

Terá início no sábado, 20 de outubro, um curso de português para alunos do ensino secundário e do grau 8 que proporcionará a obtenção de um créditoPortuguese as a second language "Reach Ahead" and earn a credit é uma iniciativa da Direção Escolar Católica de Toronto com o apoio do Instituto Camões. As aulas decorrem na escola Dante Alighieri, aos sábados de manhã, das 9:00 às 12:30.
Inscrições abertas aos sábados até dia 27 de outubro. Aproveite para aprender português e acrescentar um crédito no seu currículo.

Atualizado em terça, 16 outubro 2012 23:04

Visitas: 622

CAMÕES TORONTO assume presidência da EUNIC Canadá

No dia 29 de setembro, Camões Toronto, através da Coordenação do Ensino Português, assumiu a presidência da EUNIC Canadá para o ano 2012/2013. A EUNIC é a rede europeia dos Institutos de Língua e Cultura que representam cada um dos países membros da União Europeia e tem como missão a promoção das línguas e das culturas europeias, dentro e fora da Europa. A EUNIC Canadá conta com a participação do Camões, I.P., Alliance Française, Goethe-Institut, Instituto Italiano di Cultura, British Council e algumas representações diplomáticas.
 
Fique atento aos eventos que a EUNIC Canadá vai organizar nos seus diferentes "clusters": Toronto, Montreal, Otava e Vancouver.

Atualizado em terça, 16 outubro 2012 22:49

Visitas: 645

JOSÉ LUÍS PEIXOTO EM TORONTO

O escritor José Luís Peixoto, a convite da Coordenação do Ensino Português no Canadá, deslocar-se-á a Toronto, no dia 24 de outubro, para representar o Instituto Camões e Portugal no International Festival of Authors, estando a sua participação agendada para dia 28, às18:00, no Harbourfront, na mesa redonda Europe@IFOA" target="_blank" style="color:rgb(17, 85, 204)">Europe@IFOA>, juntamente  com os representantes dos outros Institutos de Língua e Cultura membros da EUNIC Toronto.
 
No sábado, dia 27, os quatro escritores estarão presentes nos respetivos Institutos. Os "book lovers" terão a oportunidade de contactar com os escritores num evento que terá início no Instituto Italiano, às 10:00, passando para a Alliance Française, às 12:00, continuando no Camões Toronto, localizado no Cosulado de Portugal, às 15:00, e terminando no Goethe-Institut, às 16:30, com a presença de todos os escritores. Os participantes nesta "viagem" pela Europa receberão um passaporte que carimbarão em cada "país" que visitam. No final, aqueles que reunirem os quatro carimbos terão a oportunidade de participar num sorteio de obras autografadas pelos quatro autores.
 
José Luís Peixoto estará ainda, no dia 29, pelas 18:30, na Casa do Alentejo, onde todos terão oportunidade de o ouvir falar sobre a sua obra e ler alguns excertos dos seus textos. 
 
José Luís Peixoto irá aproveitar a sua passagem por Toronto para se deslocar às universidades de Toronto e de York, onde visitará as aulas de língua portuguesa, cujos alunos irão conhecer um pouco mais sobre a obra do escritor.
 
A Coordenação do Ensino convida-o a participar nestes encontros com o escritor José Luís Peixoto.

Atualizado em terça, 16 outubro 2012 22:49

Visitas: 625

EUROPEAN DAY OF LANGUAGES

Foi celebrado no passado dia 28 de setembro, no Instituto Italiano, em Toronto, o Dia Europeu das Línguas, um evento da EUNIC Toronto, composta pelos seguintes Institutos de Língua e Cultura: Alliance Fraçaise, Instituto Italiano di Cultura, Goethe-Institutu e Camões Toronto. Este evento contou ainda com a participação do Spanish Centre, os Consulados da Dinamarca e do Chipre e Prologue to the Performing Arts.
 
Na primeira parte deste evento, cerca de 55 estudantes da Direção Escolar Católica de Toronto e respetivos professores assistiram a um espetáculo de máscaras e participaram em atividades com o objetivo de sensibilização para a importância de estudar línguas no mundo atual.
 
Na segunda parte, destinada a um público adulto, o evento contou com a presença de um contador de histórias alemão, com tradução para as outras línguas presentes, amostras de aulas de português, alemão, italiano, francês, grego e dinamarquês, e a noite terminou com o sorteio de uma viagem de uma semana aos Açores, com hotel incluído, oferecida pelo Camões Toronto, com o patrocínio da SATA e do Governo Regional dos Açores. A vencedora foi uma participante de nacionalidade canadiana, mas de origem da Guiana Francesa.
 
Este evento contou, nas duas duas sessões, com a presença de mais de 400 pessoas com um interesse comum pelas línguas europeias.

Atualizado em terça, 16 outubro 2012 22:48

Visitas: 591

Assinado Memorando entre Camões, I.P. e St. Clair Catholic District School Board

Foi assinado, no passado dia 14 de setembro, um memorando de entendimento que estabelece a colaboração entre o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e o St. Clair Catholic District School Board, que abrange as escolas das cidades de Chatham e Walleceburg. Pretende-se, com esta colaboração, contribuir para uma atualização do ensino de português oferecido aos jovens lusodescendentes, bem como aumentar o número dos alunos que atualmente estudam a língua portuguesa

Atualizado em quarta, 26 setembro 2012 10:29

Visitas: 617

Presidente do Camões, I.P. visita Toronto e Montreal

A Presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua I.P., Profª. Dra. Ana Paula Laborinho, estará em Toronto a partir do próximo dia 26 de setembro, para participar no Simpósio Rosa dos Ventos: Português nos Quatro Cantos do Mundo, que assinalará os 65 anos de Língua Portuguesa na Universidade de Toronto.

Atualizado em sexta, 21 setembro 2012 15:48

Visitas: 743

Ler mais... Presidente do Camões, I.P. visita Toronto e Montreal