CEPE - Coordenação do Ensino da Língua Portuguesa no Canadá

Novo acordo entre o Camões I.P. e o Toronto Catholic District School Board (TCDSB)

No quadro do reforço do relacionamento institucional entre o Camões I.P. e o Toronto Catholic District School Board (TCDSB), foi assinado no dia 23 de Outubro pelas 15,45 horas na sede daquela primeira instituição um aditamento ao memorando de entendimento celebrado no passado mês de Março, mediante o qual se viabiliza a visita a Portugal, já a partir do Verão de 2013, de estudantes do ensino secundário canadiano, para efeitos de aprofundamento dos seus conhecimentos da língua portuguesa e da nossa cultura, ao mesmo tempo que lhes é oferecida a possibilidade de regressarem ao Canadá com dois créditos para o seu curso de nível secundário.
O Camões I.C. terá seu cargo o programa e a certificação das aulas de protuguês, possibilitando a estes alunos um curso de português em sistema de B-learning.
Os alunos serão acompanhados por professores do TCDSB  e esta instituição irá procurar promover a atribuição de bolsas de estudos que permitam ajudar ao pagamento da despesa que esta viagem implicará.

Este projeto poderá também candidatar-se à atribuição de apoios por parte da DGACCP (Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas).

Atualizado em sábado, 27 outubro 2012 13:16

Visitas: 694

TCDSB abre curso de português para o ensino secundário ao sábado

Terá início no sábado, 20 de outubro, um curso de português para alunos do ensino secundário e do grau 8 que proporcionará a obtenção de um créditoPortuguese as a second language "Reach Ahead" and earn a credit é uma iniciativa da Direção Escolar Católica de Toronto com o apoio do Instituto Camões. As aulas decorrem na escola Dante Alighieri, aos sábados de manhã, das 9:00 às 12:30.
Inscrições abertas aos sábados até dia 27 de outubro. Aproveite para aprender português e acrescentar um crédito no seu currículo.

Atualizado em terça, 16 outubro 2012 23:04

Visitas: 728

CAMÕES TORONTO assume presidência da EUNIC Canadá

No dia 29 de setembro, Camões Toronto, através da Coordenação do Ensino Português, assumiu a presidência da EUNIC Canadá para o ano 2012/2013. A EUNIC é a rede europeia dos Institutos de Língua e Cultura que representam cada um dos países membros da União Europeia e tem como missão a promoção das línguas e das culturas europeias, dentro e fora da Europa. A EUNIC Canadá conta com a participação do Camões, I.P., Alliance Française, Goethe-Institut, Instituto Italiano di Cultura, British Council e algumas representações diplomáticas.
 
Fique atento aos eventos que a EUNIC Canadá vai organizar nos seus diferentes "clusters": Toronto, Montreal, Otava e Vancouver.

Atualizado em terça, 16 outubro 2012 22:49

Visitas: 729

JOSÉ LUÍS PEIXOTO EM TORONTO

O escritor José Luís Peixoto, a convite da Coordenação do Ensino Português no Canadá, deslocar-se-á a Toronto, no dia 24 de outubro, para representar o Instituto Camões e Portugal no International Festival of Authors, estando a sua participação agendada para dia 28, às18:00, no Harbourfront, na mesa redonda Europe@IFOA" target="_blank" style="color:rgb(17, 85, 204)">Europe@IFOA>, juntamente  com os representantes dos outros Institutos de Língua e Cultura membros da EUNIC Toronto.
 
No sábado, dia 27, os quatro escritores estarão presentes nos respetivos Institutos. Os "book lovers" terão a oportunidade de contactar com os escritores num evento que terá início no Instituto Italiano, às 10:00, passando para a Alliance Française, às 12:00, continuando no Camões Toronto, localizado no Cosulado de Portugal, às 15:00, e terminando no Goethe-Institut, às 16:30, com a presença de todos os escritores. Os participantes nesta "viagem" pela Europa receberão um passaporte que carimbarão em cada "país" que visitam. No final, aqueles que reunirem os quatro carimbos terão a oportunidade de participar num sorteio de obras autografadas pelos quatro autores.
 
José Luís Peixoto estará ainda, no dia 29, pelas 18:30, na Casa do Alentejo, onde todos terão oportunidade de o ouvir falar sobre a sua obra e ler alguns excertos dos seus textos. 
 
José Luís Peixoto irá aproveitar a sua passagem por Toronto para se deslocar às universidades de Toronto e de York, onde visitará as aulas de língua portuguesa, cujos alunos irão conhecer um pouco mais sobre a obra do escritor.
 
A Coordenação do Ensino convida-o a participar nestes encontros com o escritor José Luís Peixoto.

Atualizado em terça, 16 outubro 2012 22:49

Visitas: 700

EUROPEAN DAY OF LANGUAGES

Foi celebrado no passado dia 28 de setembro, no Instituto Italiano, em Toronto, o Dia Europeu das Línguas, um evento da EUNIC Toronto, composta pelos seguintes Institutos de Língua e Cultura: Alliance Fraçaise, Instituto Italiano di Cultura, Goethe-Institutu e Camões Toronto. Este evento contou ainda com a participação do Spanish Centre, os Consulados da Dinamarca e do Chipre e Prologue to the Performing Arts.
 
Na primeira parte deste evento, cerca de 55 estudantes da Direção Escolar Católica de Toronto e respetivos professores assistiram a um espetáculo de máscaras e participaram em atividades com o objetivo de sensibilização para a importância de estudar línguas no mundo atual.
 
Na segunda parte, destinada a um público adulto, o evento contou com a presença de um contador de histórias alemão, com tradução para as outras línguas presentes, amostras de aulas de português, alemão, italiano, francês, grego e dinamarquês, e a noite terminou com o sorteio de uma viagem de uma semana aos Açores, com hotel incluído, oferecida pelo Camões Toronto, com o patrocínio da SATA e do Governo Regional dos Açores. A vencedora foi uma participante de nacionalidade canadiana, mas de origem da Guiana Francesa.
 
Este evento contou, nas duas duas sessões, com a presença de mais de 400 pessoas com um interesse comum pelas línguas europeias.

Atualizado em terça, 16 outubro 2012 22:48

Visitas: 657

Assinado Memorando entre Camões, I.P. e St. Clair Catholic District School Board

Foi assinado, no passado dia 14 de setembro, um memorando de entendimento que estabelece a colaboração entre o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e o St. Clair Catholic District School Board, que abrange as escolas das cidades de Chatham e Walleceburg. Pretende-se, com esta colaboração, contribuir para uma atualização do ensino de português oferecido aos jovens lusodescendentes, bem como aumentar o número dos alunos que atualmente estudam a língua portuguesa

Atualizado em quarta, 26 setembro 2012 10:29

Visitas: 698