CEPE - Coordenação do Ensino da Língua Portuguesa no Canadá

Presidente do Camões, I.P. visita Toronto e Montreal

A Presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua I.P., Profª. Dra. Ana Paula Laborinho, estará em Toronto a partir do próximo dia 26 de setembro, para participar no Simpósio Rosa dos Ventos: Português nos Quatro Cantos do Mundo, que assinalará os 65 anos de Língua Portuguesa na Universidade de Toronto.

Atualizado em sexta, 21 setembro 2012 15:48

Visitas: 826

Ler mais... Presidente do Camões, I.P. visita Toronto e Montreal

Entrega de manuais pelo Secretário de Estado das Comunidades

No dia 21 de setembro, pelas 9:30, o Secretário de Estado das Comunidades, Dr. José Cesário, procederá, numa breve cerimónia, à entrega simbólica dos 2.265 manuais de português que serão oferecidos à Direção Católica de Toronto, no quadro do memorando de entendimento estabelecido com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. Às 20:30, será o convidado do primeiro programaPortuguês para Todos, na FPTV.

Atualizado em quinta, 13 setembro 2012 21:29

Visitas: 793

Português para todos, um programa mensal na FPTV e na CIRV-Radio

Este programa mensal sobre língua portuguesa e ensino, da responsabilidade da Coordenação do Ensino Português no Canadá, é o resultado de uma parceria entre a FPTV e CIRV-FM e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. Neste programa de divulgação e promoção da língua portuguesa, que contará com a presença de convidados e com a participação do público, serão divulgados eventos relacionados com o ensino e com a língua e cultura portuguesas e abordados alguns temas de interesse.

Atualizado em quinta, 13 setembro 2012 21:29

Visitas: 671

Visita de Maria João Lopo de Carvalho

Numa iniciativa da Coordenação de Ensino Português no Canadá, e com o objetivo de incentivar a leitura de contos infantis e juvenis, estará em Toronto escritora Maria João Lopo de Carvalho.

 

De entre as diversas atividades que serão promovidas, destacam‐se a presença da escritora, no dia 15 de setembro, de manhã, na escola do First Portuguese, nas instalações da St. Luke Catholic School, e na escola portuguesa Novos Horizontes, nas instalações da casa do Alentejo, com o objetivo de promoção da leitura para os jovens, a ação de formação de professores a realizar em Toronto, no dia15 de setembro, e em Montreal, no dia 16, e a presença na Casa do Alentejo, no dia 18 de setembro,pelas 17:30, em estreita parceria com esta instituição associativa de raiz portuguesa.

Atualizado em quinta, 13 setembro 2012 21:28

Visitas: 701

Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro em reunião no Camões, IP

c 100_0_16777215_0___images_photos_noticias_palacete01aCom a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, realiza-se nos dias 28 e 29 de agosto de 2012, na sede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Avenida da Liberdade, 270 (ao Marquês de Pombal), entre as 9:30 e as 17:30, o encontro das estruturas de coordenação do ensino português no estrangeiro em Espanha/Andorra, Alemanha, França, Reino Unido, Luxemburgo/Bélgica/Países Baixos, Suíça, África do Sul/Namíbia/Suazilândia/Zimbabué, Canadá, EUA.

Centro de Língua Portuguesa Camões em Toronto


 
A Coordenação do Ensino Português no Canadá informa que foi dado por findo o Protocolo celebrado em Junho de 2011 para a criação do Centro de Língua Portuguesa em Toronto, em virtude da impossibilidade da Luso Canadian Charitable Society poder manter reunidas as condições e princípios de trabalho oportunamente negociados.

A Coordenação de Ensino irá naturalmente manter a sua atividade normal desde as respetivas instalações localizadas no Consulado Geral de Portugal em Toronto, quer na componente do ensino da língua e cultura portuguesas, quer no quadro das responsabilidades acrescidas no seio da EUNIC.

Neste sentido, irão continuar a ser asseguradas nas instalações consulares os cursos acordados com a School of Continuing Studies da Universidade de Toronto, bem como outras iniciativas que vierem a ser concretizadas no quadro de diferentes ações de promoção da língua e cultura portuguesas.

Tal como tem sucedido até agora, a Coordenação do Ensino não deixará de continuar a prestar à Luso Canadian Charitable Society, assim como às outras associações que promovem o ensino da língua e cultura portuguesas neste País, toda a sua colaboração.

O Camões I.P. agradece à LCCS os esforços efetuados de promoção do ensino da língua e cultura do nosso País ao longo do último ano académico.

Atualizado em terça, 21 agosto 2012 17:14

Visitas: 726