CEPE - Coordenação do Ensino da Língua Portuguesa no Canadá

Inscrições para cursos do 2º semestre do Centro Virtual Camões

c 250_0_16777215_0___images_photos_noticias_logocvc03Até 14 de fevereiro estão abertas as candidaturas para os cursos do 2.º semestre do ano letivo 2011/2012 ministrados na plataforma de ensino a distância do Centro Virtual Camões (CVC).

Ao todo, estão abertas cerca de 300 vagas para 12 cursos pagos, com preços que variam entre 120 e os 350 euros.

A oferta compreende quatro tipos de cursos, começando pelos de especialização, creditados com ECTS (Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos) – Pós-graduação em ‘Cultura Portuguesa Contemporânea’, ‘Estudos Pós-Coloniais: Atlânticos Sul’ e ‘Tradução e Tecnologias de Informação Linguística’.

O ‘Curso Pós graduado em Cultura Portuguesa Contemporânea’ é o único anual (dois semestres) na plataforma do CVC, começando neste 2º semestre e prolongando-se no 1º semestre do próximo ano letivo.

Um segundo grupo engloba os cursos de formação contínua de professores –‘Materiais Interativos para Português Língua Segunda na web 2.0’,’ Laboratório de Escrita Criativa - Nível Introdutório’ e ‘Meio Século de Literatura Portuguesa (1880-1930) ‘.

Estes cursos visam satisfazer as necessidades de formação da rede de professores do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), nos níveis, pré-escolar, básico e secundário, tutelada pelo Instituto Camões. Nesse sentido, o IC suporta à sua conta até 50% da propina a pagar pelos docentes pela frequência do curso.

Os cursos, que proporcionarão créditos aos formandos para progressão na carreira, estão creditados junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação (CCPFC), organismo do Ministério da Educação junto do qual o IC obteve em junho de 2009 o registo como entidade formadora.

O terceiro tipo são os cursos de português para fins específicos, que compreende o curso de ‘Laboratório de Escrita Jornalística’ e o curso de ‘Laboratório de Escrita Criativa - Nível Avançado’.

Por último estão os cursos de Português para estrangeiros, com três níveis, consoante a proficiência de base na língua portuguesa dos alunos, e um curso para fins específicos ‘Português para Negócios’.

Para abrir estão ainda dois cursos Pragmática Linguística e Ensino do Português: A Comunicação Oral e Escrita’ e ‘A Nova Norma Ortográfica da Língua Portuguesa’, ambos creditados pelo CCPFC. Um primeiro curso sobre o Acordo Ortográfico, ministrado em colaboração com a Universidade Aberta e destinado a docentes de português do ensino básico, teve o seu início em janeiro de 2011 e, depois disso, já muitos outros se realizaram.

Mais informações em http://cvc.instituto-camoes.pt/ensino-a-distancia/novos-cursos.html