Camões Junior

O exame de Português Língua Estrangeira CAMÕES JÚNIOR é um exame progressivo, dirigido a um público juvenil, em formato e‑Certificação/e‑assessment, que certifica as aprendizagens realizadas ao longo do percurso no ensino secundário, através de um certificado do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e valoriza o currículo de acesso ao mundo académico ou de entrada no mundo profissional.

Permite realizar a avaliação externa dos alunos em português língua estrangeira e aferir, através de um único exame, de dificuldade progressiva, a competência global dos candidatos nas áreas da Compreensão Oral e da Expressão Oral (50% da cotação total), da Leitura e da Escrita (50% da cotação total), expressando o resultado global através de uma escala 0‑100, com linhas de corte fixas e situando os candidatos no nível de proficiência A1, A2 ou B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

O exame é constituído por quatro partes e tem a duração total de 120 minutos:

Parte 1 – Compreensão Oral (25 minutos);

Parte 2 – Expressão Oral (10 minutos);

Parte 3 – Leitura (45 minutos);

Parte 4 – Escrita (40 minutos).

Realiza‑se em formato digital, com recurso a uma plataforma eletrónica de e‑assessment (TAO), o que torna o processo mais eficiente e eficaz, simplificando a aplicação de prova, reforçando a uniformidade de administração e otimizando os procedimentos de classificação.

O exame inclui, como suportes, textos áudio, textos escritos e imagens, integrando itens de seleção (escolha múltipla, associação e completamento) e itens de construção (resposta restrita e resposta extensa). A Parte 4 – Escrita – é constituída por um item de resposta restrita e por um item de resposta extensa, com os limites, em número de palavras, de 40‑60 palavras e de 100‑120 palavras, respetivamente.

O exame Camões Júnior foi concebido de modo a responder ao modelo conceptual da ALTE (Association of Language Testers in Europe) e a respeitar os princípios considerados essenciais para garantir as qualidades de fiabilidade e de validade (validade de contexto, validade cognitiva e validade de classificação), adequando-se à sua finalidade.

O exame pode ser realizado por jovens, entre os 12 e os 17 anos, de qualquer género ou religião. Os candidatos não podem ser nacionais de países de língua oficial portuguesa.

Para mais informações, contacte a Coordenação de Ensino Português no Canadá:

+1 (416) 217 – 0981

cepe.canada@camoes.mne.pt